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Borland Delphi

Introdução

Introdução a linguagem DELPHI



Object Pascal

É uma linguagem orientada a objetos não pura mas híbrida por possuir características de programação não só visual mas também escrita, para os programadores que já conhecem técnicas de estruturas de programação, com o C, Basic, Pascal ou xBASE entre outras linguagens a Object Pascal providência uma migração de forma natural.

Ela força você executar passos lógicos isto torna mais fácil o desenvolvimento no ambiente Windows© de aplicações livres ou que utilizam banco de dados do tipo Cliente/Servidor, trabalha com o uso de ponteiros para a alocação de memória e todo o poder de um código totalmente compilável. Além disso possibilita a criação e reutilização (vantagem de re-uso com a Orientação a Objetos) de objetos e bibliotecas dinâmicas (Dynamic Link Libraries - DLL). 

Contém todo o conceito da orientação a objetos incluindo encapsulamento, herança e polimorfismo. Algumas extensões foram incluídas para facilitar o uso tais como  conceitos de propriedades, particulares e públicas, e tipos de informações em modo run-time, manuseamento de  exceções, e referências de classes. O resultado de toda esta junção faz com que Object Pascal consiga suportar as facilidades de um baixo nível de programação, tais como:

  • - Controle e acesso das subclasses do Windows© (API);
  • - Passar por cima das mensagens de loop do Windows©;
  • - Mensagens semelhantes as do Windows©;
  • - Código puro da linguagem Assembler

Como podemos perceber a base de toda a programação Delphi é a linguagem Object Pascal


Símbolos Especiais

O Borland Delphi aceita os seguintes caracteres ASCII:

Letras - do Alfabeto Inglês: A até Z e a até z.

Dígitos - Decimal:  0 até 9 e HexaDecimal: 0 até 9 e A até F (ou a até f)

Brancos - Espaço (ASCII 32) e todos os caracteres de controle ASCII (ASCII 0 até ASCII 31), incluindo final de linha e Enter (ASCII 13).

Especiais - Caracteres: + - * / = < > [ ] . , ( ) : ; ^ @ { } $ #

Símbolos - Caracteres: <=  >=  :=  ..   (*  *)  (.  .)  //

O colchetes esquerdo ( [ ) e equivalente ao (. e o colchetes direito ( ] ) e equivalente a .). A chave esquerda ( { ) e equivalente ao (* e a chave direita ( } ) e equivalente a *).


Palavras Reservadas

A Object Pascal se utiliza das seguintes palavras reservadas, não podendo as mesmas serem utilizadas ou redefinidas:


And

Exports

Library

Set

Array

File

Mod

Shl

As

Finnaly

Nil

Shr

Asm

For

Not

String

Begin

Function

Object

Then

Case

Goto

Of

To

Class

If

On

Try

Const

Implementation

Or

Type

Constructor

In

Packed

Unit

Destructor

Inherited

Procedure

Until

Div

Initialization

Program

Uses

Do

Inline

Property

Var

Downto

Interface

Raise

While

Else

Is

Record

With

End

Label

Repeat

Xor

Except

 

 

 


Uma outra lista a seguir, apresenta as diretivas que são utilizadas em contextos de identificação de objetos:

 

Absolute

Export

Name

Published

Abstract

External

Near

Read

Assembler

Far

Nodefault

Resident

At

Forward

Override

Stored

Cdecl

Index

Private

Virtual

Default

Interrupt

Protected

Write

Dynamic

Message

Public

 

 

Números

É possível definir variáveis e constantes de tipos de Inteiro ou Real através de qualquer decimal ordinário ( 0 a 9 ), mas também aceita a notação Hexadecimal utilizados com o prefixo dollar ( $ ) ou a notação científica ( E ).


Constantes

Uma constante é um identificador com valor(es) fixo(s). Um bloco de declarações constante possui a seguinte expressão:

[Declaração Constante]  [Identificador]  (=)  [constante] (;)

A lista abaixo apresenta um conjunto de funções que podem ser utilizadas para a declaração das constantes:


Ab

Length

Ord

SizeOf

Chr

Lo

Pred

Succ

Hi

Low

Ptr

Swap

High

Odd

Round

Trunc


Expressões

As expressões são formadas por operadores e operandos; os operadores são divididos em quatro categorias básicas:

Únicos: @, Not

Multiplicativos: >, /, div, mod, and, shl, shr, as

Adicionais: +, -, or, xor

Relacionais: =, < >, <, >, < =, > =, in, is

As expressões obdecem as regras básicas de lógica para a precedência da execução das operações.